">"Aqui você lê o conteúdo essencial do Evangelho da Graça de Deus que revela o único Caminho a ser feito ...... o Caminho é Jesus Cristo!"

ESSA ASSOMBROSA FÉ NA GRAÇA

quinta-feira, 21 de julho de 2011



Se entregar em fé e em confiança na certeza de que em Cristo sou aceito, incluído e salvo de mim mesmo, para ser de Deus para toda a Eternidade é um dos maiores desesperos dos religiosos, filhos da moral, da ética, da justiça própria, da graça-desgraçada, da barganha, da troca, do fazer por si mesmo.

Sim, está fé é assustadora.

Assustadora porque nos tira da nossa zona de conforto, dos limites impostos a nós mesmos, dos ditames que estabelecemos para nossa própria vida.

Assustadora porque nos joga na liberdade de ser, sem ter que tomar qualquer outro padrão humano como via de regra.

Assustadora porque nos impulsiona a ser levado pelo vento que sopra cuja origem desconhecemos e cujo destino nos é ignoto, incerto.

Assustadora porque nos faz crer em esperança contra toda a esperança humana de um futuro certo e conhecido, para um caminhar cujo caminho somente Aquele que nos chamou conhece e nos ignora o trajeto.

Assustadora porque nos chama para vivermos na graça pela graça, sem segundas intenções formatadas pelo coração humano.

Assustadora porque na dá a liberdade de escolher agasalhar a graça com graça, ou rejeitar a graça pela dês-graça humana.

Assustadora porque nos chama para a maturidade das nossas escolhas, pela responsabilidade dos nossos caminhos, pelo aprender a discernir os caminhos conforme a graça, de sermos gente grande e não meninos inconstantes levados por modismos e palavras papagaiadas por algum teólogo diplomado pelo “Colegiado Evangélico” com especialização em “Manutenção da Doença Humana”, PHD em “Teologia Moral de Causa e Efeito”, Doutor em “Divindade (Anatomia do divino)” e MBA nas “Cátedras Teológicas das Justiças Humanas”.

Assustadora porque nos chama para moldarmos nossas vidas em simplicidade conforme a simplicidade do Evangelho de Jesus.

Assustadora porque nos chama para não nos conformamos com este mundo, em cujo mundo se engloba a “igreja” como vemos ao nosso redor e suas “teologias”, mas nos chama para a renovação da nossa mente conforme Jesus.

Assustadora porque não nos dá um manual do caminho. Diferente da “igreja” que empacotou a fé e fez de Jesus um Jesus menino, e um Deus Papai Noel, e nos dá um manual do caminhar supostamente cristão ditando as regras do que você pode e não pode fazer, determinando limites e dizendo o que é certo e o que não é certo.

Assustadora porque não nos chama para ser bonequinhos de porcelana da religião. Mas sermos seres humanos integrais.

A religião nos dês – humaniza. A fé na Graça nos humaniza. Nos melhora para vida. Nos faz melhor em todas as áreas das nossas vidas: pessoal, emocional, profissional, familiar, espiritual, relacional e interpessoal.

A fé é assombrosamente terrível para um coração religioso. Porque tira das mãos dele os meios próprios de se chegar a Deus e o coloca na simplicidade de crer que em Cristo já se está lá e não há outro caminho, meio, forma, ou mágica de se chegar até lá se não for pela fé de simplesmente crer que por meio de Jesus eu JÁ ESTOU lá.

Sim! A fé nos chama para nascer de novo, e, como criança se permitir aprender com a mente zerada na Cruz de Cristo, por cujo início se caminha com a firme convicção de que a Cruz é o início e o término do Caminho.

Crendo que a Graça nos chama para o descanso do esforço que se fez até o presente momento em que por meios próprios se caminhava tateando buscando em quais vielas da vida se encontrava o Caminho de Deus. Cuja busca gera enfado, cansaço, estresse; gerado pelo esforço da busca por meios próprios.

Já a fé na Graça nos proporciona o descanso. Porém, para o religioso se torna um outro enfado, já que agora a luta é para se esforçar em deixar de se esforçar, já que se habituou ao esforço de se esforçar por si mesmo.

Logo, a fé torna-se então um assombro. É terra não conhecida. A fé é um caminho desconhecido ao homem.

Estou falando da fé conforme o Evangelho e não conforme esta fé-zinha feia da religião apresentada nos circos pelos pastores-palhaços das igrejas-picadero transmitidas pela TV.

Não! A fé conforme o Evangelho é assombrosamente assustadora porque nos chama para simplesmente crer, mesmo quando tudo aparentemente esteja dando errado; mesmo quando a dor bate à porta; mesmo quando o desemprego chega na casa; mesmo quando o divórcio assole a família; mesmo quando as drogas alcancem os filhos; mesmo que a morte ceife a pessoa amada; mesmo que tudo se mostre como uma calamidade.

Sim! A fé conforme o Evangelho, nos chama para crermos que afinal, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo os Seus propósitos.

A fé nos faz entender que no mundo há aflições, doenças, medos, desesperos, mas nos dá a certeza de que Jesus já venceu o mundo.

A fé nos faz compreender que não há nada que possa me separar do amor de Deus, absolutamente nada, nem vida, nem morte, nem altura, nem profundidade, nem o presente, nem o porvir, nem qualquer outra criatura pode nos separar do amor de Deus que nos está revelado em Cristo Jesus.

A fé que nos chama para o se deixar levar pelo Vento cujo caminho é desconhecido, mas nos entregamos aos braços do Vento.

É esta assombrosa fé que o Evangelho nos chama a ter. É a esta certeza na Graça que somos convidados a viver.

Se não for assim, será uma graça-desgraçada maquiada pelas mãos teologicamente humanas que dês - humanizam e criam bonequinhas de porcelana imóveis e sem expressões, com apenas uma forma na face: o de religioso-rígido-inflexível.

Que a Graça gere em nós o desejo desesperado pela liberdade de ser. Liberdade do esforço, liberdade que gera em nós o descanso em Deus. Nos liberte da aflição do desespero de não saber se está de bem com Deus ou não. Mas nos dá a certeza de que em Cristo somos de Deus.

Que este seja o nosso caminhar, e o que passar disso é invenção franksteinizada da graça, é anátema, é maldição.

Pense nisso!

Na Graça Dele, em quem descanso pela fé em Graça!

Juliano Marcel
21 de julho de 2011.
Bragança Paulista/SP





0 comentários:

">"Fora do Caminho da Graça de Deus..... não há caminho a ser feito!"

  © Desenvolvido por Juliano Marcel by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP